Resumo Sobre Escalas Termométricas

Escala termométrica é um conjunto de valores numéricos em que cada valor está associado a uma determinada temperatura.

Escalas usuais de temperatura: a escala Celsius e a escala Fahrenheit.

A escala absoluta Kelvin é muito mais conveniente para propósitos científicos.

Os valores numéricos de uma escala termométrica são obtidos a partir de dois valores atribuídos previamente a dois estados térmicos de referência, bem definidos, denominados pontos fixos.

1° ponto fixo: ponto do gelo – temperatura na qual o gelo e a água permanecem em equilíbrio térmico quando sob pressão normal.

2° ponto fixo: ponto do vapor – temperatura na qual a água entra em ebulição sob pressão normal.

Na escala Celsius, temos 100 divisões iguais entre os pontos fixos, cada divisão correspondendo à unidade da escala, que recebe o nome de grau Celsius, simbolizado por °C.

Na escala Fahrenheit, temos 180 divisões iguais entre os pontos fixos, sendo a unidade da escala denominada grau Fahrenheit, simbolizado por °F.



Conversão entre as escalas Celsius e Fahrenheit

Na escala kelvin (K), o valor zero foi atribuído ao ponto em que não há agitação das moléculas (ao menos teoricamente), ou seja, situação em que as

partículas estão em repouso. Isso ocorre a temperatura de -273,15 °C, medida que passou a ser denominada zero kelvin ou zero absoluto (para essa escala, aboliu-se o uso do termo “grau”).

Zero absoluto é o limite inferior de temperatura de um sistema. É a temperatura correspondente ao menor estado de agitação das partículas, isto é, um estado de agitação praticamente nulo.

A escala Kelvin, também denominada escala absoluta, tem sua origem no zero absoluto e utiliza o grau Celsius como unidade de variação. O símbolo da unidade da escala Kelvin é K.

 Conversão entre as escalas Celsius e Kelvin


  

Relação entre as escalas termométricas



 


 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS



Postagem Anterior
No Comment
Add Comment
comment url