Resumo Sobre a Mesopotâmia

Resumo Sobre a Mesopotâmia


- Mesopotâmia é uma palavra de origem grega, que significa "entre rios".
- Essa região faz parte do chamado Crescente Fértil, uma área excelente para a agricultura, embora esteja cercada por terras áridas.
- As áreas próximas dos grandes rios atraíram grupos nômades e seminômades, das montanhas e do deserto, que atacavam as populações sedentárias dos vales e das planícies, onde havia terras férteis para plantar e criar rebanhos.

- Os povos que habitaram a Mesopotâmia ao longo de vários séculos foram os sumérios, os acádios, os amoritas (antigos babilônios), os assírios, os elamitas e os caldeus (novos babilônios).

Atividades econômicas

- A base da economia era a agricultura. As cheias dos rios eram aproveitadas para a fertilização das terras, complementando esse processo de irrigação natural com a construção de canais e diques.

- Os templos desempenhavam papel central na economia mesopotâmica. Planejavam a produção agrícola, estocavam os produtos, promoviam o comércio e realizavam empréstimos.

- O artesanato mesopotâmico revelava um elevado nível técnico para a época. Fabricavam barcos, confeccionavam objetos de cerâmica, joias e tecidos.

- Também praticavam o comércio local e a longa distância, utilizando metais e cevada como moeda.


Política e Religião

- Os povos mesopotâmicos eram politeístas, isto é, adoravam diversos deuses, muitos dos quais relacionados a elementos da natureza.

- A religião sempre foi utilizada para justificar o poder do rei, que, desse modo, exercia também liderança religiosa.

- Pela mentalidade dominante na Mesopotâmia, o rei seria um representante direto dos deuses, alguém predestinado a concretizar a vontade divina entre os seres humanos.

- Além das funções religiosas, os sacerdotes do templo também exerciam atividades econômicas. Devido às oferendas recebidas, acumularam grande patrimônio.

Religião e ciência

- Os babilônios viam o mundo de uma forma mística e mágica. Os deuses mesopotâmicos eram antropomórficos, considerados imortais e dotados de poder sobre o universo.

As cidades-Estado

- Algumas aldeias haviam se transformado em cidades autossuficientes e autogovernadas. Em muitas delas, os governantes passaram a controlar, além do poder político, também o religioso.

- A autoridade desses soberanos, contudo, ficava quase sempre restrita à sua cidade. É por isso que os historiadores caracterizam tais centros urbanos como cidades-Estado.

- Estado hegemónico demorou a se formar. Existiam cidades-Estado, como Ur e Lagash, que exerciam somente controle local, principalmente sobre as aldeias circunvizinhas.

Divisão social

- A sociedade babilônica estava organizada em três classes principais. São elas:
Awilu: eram os nobres e governantes;
Mushkenu: indivíduos livres e não nobres (comerciantes e pequenos proprietários);
Wardu: escravos.

- A sociedade da Mesopotâmia era formada por: Rei (estavam no topo da pirâmide social), Sacerdotes, nobres e militares, comerciantes, escribas e artesãos e na base da pirâmide social estavam os camponeses e escravos.

O Código de Hamurabi

- Determinava penas para delitos domésticos, comerciais, ligados à propriedade, à herança, à escravidão e a falsas acusações. As punições se baseavam na lei de talião, que pregava o princípio do “olho por olho, dente por dente”.

- O Código de Hamurábi é o mais conhecido dos documentos jurídicos mesopotâmicos.

Sumérios

- Os sumérios foram os primeiros povos a se estabelecer na Mesopotâmia. Sabiam utilizar técnicas de irrigação, assim como arquitetônicas, por isso, construíram pomposos templos e chegaram a comercializar seus excedentes agrícolas. Desenvolveram uma técnica de escrita: a cuneiforme, feita em barro.

- Os sumérios foram derrotados pelos acádios.

Acádios

- Seu domínio sobre a terra mesopotâmica foi consolidado quando o rei Sargão I gerou uma unificação dos povos que habitavam a região. O domínio acadiano sobre a Mesopotâmia acabou quando foram derrotados pelos babilônicos, como eram conhecidos os amoritas.

- Os acadianos foram responsáveis por unificar as civilizações que viviam no território entre os rios Tigre e Eufrates.

Babilônios

- Os babilônios desenvolveram um rico e preciso calendário.

- Além de Hamurabi, outro imperador que se tornou conhecido por sua administração foi Nabucodonosor II, responsável pela construção dos Jardins suspensos da Babilônia.

Assírios

- Destacou-se pela organização e desenvolvimento de uma cultura militar. Encaravam a guerra como uma das principais formas de conquistar poder e desenvolver a sociedade. Eram extremamente cruéis com os povos inimigos que conquistavam.

- Conquistaram toda a região da Mesopotâmia, da Palestina, do Egito e parte da Pérsia. Em 1450 a.C., a Mesopotâmia estava sob seu domínio, mas foram derrotados pelos caldeus, em 612 a.C.

O Primeiro Império Babilônico

- Os amoritas, conseguiram expulsar os povos invasores e unificar o centro-sul da Mesopotâmia. Entre os reis amoritas destacou-se Hamurábi. Seus exércitos anexaram vários territórios, formando o chamado Primeiro Império Babilônico (1800 a.C. - 1600 a.C.).

- Por conta do tamanho de seu Império, Hamurábi realizou uma série de reformas políticas e sociais e ordenou a organização de um código jurídico que reunia as leis criadas por ele e por seus antecessores, conhecido como Código de Hamurábi.

O Segundo Império Babilônico

- Os Caldeus, foram os fundadores do Segundo Império Babilônico ao conquistar a Mesopotâmia dos assírios em 612 a.C e ficaram famosos pelas seguidas conquistas e pelo governo de Nabucodonosor (604 a.C.-561 a.C.), com suas obras urbanas na Babilônia, como os Jardins Suspensos da Babilônia.

- Após a morte de Nabucodonosor, o domínio dos caldeus entrou em decadência, e esse povo foi conquistado pelos persas, liderados por Ciro II em 539 a.C.














Próxima Postagem Postagem Anterior
No Comment
Add Comment
comment url