Exercícios sobre o Neoliberalismo

exercicios-geografia-enem 1. (FUVEST - 2019) - O capitalismo neoliberal, após os anos 1980, caracteriza‐se
a) pela prevalência da agricultura e pecuária no PIB dos países desenvolvidos.
b) pelo crescimento da concentração da riqueza e das finanças em detrimento dos setores produtivos e pela tendência à diminuição dos direitos sociais.
c) pela adoção de políticas que restringem a fluidez dos capitais e distribuem mais equitativamente a riqueza.
d) pelo fortalecimento do papel do Estado nos direitos sociais e pela diminuição do papel das finanças em relação ao PIB mundial.
e) pela formação de blocos econômicos entre países periféricos, que impediram a livre circulação de capitais e contiveram o aumento das desigualdades.



2. (IFTO - 2019) - Pode-se afirmar que a atual fase da globalização tem como pilar econômico o neoliberalismo, que se consolidou como sistema econômico dominante a partir dos anos de 1990, com o fim da Guerra Fria. De modo geral, o ideário neoliberal é constituído por alguns pontos centrais, exceto:
a) Abertura comercial e financeira para promover o livre-comércio e ampla possibilidade de atuação das empresas em nível internacional.
b) Desregulamentação financeira, ou seja, deixar o mercado livre para ditar preços e condições de atuação, sem a interferência do Estado.
c) Flexibilização do mercado de trabalho.
d) Aumento do papel do estado na economia por meio da estatização e ampliação do Estado do Bem-Estar Social (welfare state).
e) Formação de blocos econômicos que reforçam a tendência de abrir as fronteiras das nações integrantes ao livre fluxo de capitais.



3. (ACAFE - 2017) - Neoliberalismo é um termo usado para definir uma corrente da economia. O uso dessa corrente vem desde meados da década de 1980. Sobre o neoliberalismo é correto afirmar, exceto:
a) Os conceitos neoliberais preconizados pelo Consenso de Washington passaram a ser instrumentos para a expansão do capitalismo.
b) Os economistas da Escola de Chicago recomendaram que o capital privado passasse a investir em setores controlados pelo Estado.
c) O neoliberalismo apregoa o protecionismo comercial, o aumento de leis e normas para entrada e saída de capitais, além do fortalecimento de empresas estatais.
d) Os países que seguissem a proposta do Consenso de Washington deveriam promover uma reforma fiscal como também implementar mudanças na previdência social, nas leis trabalhistas e no sistema de aposentadorias, entre outros ajustes.



4. (UECE - 2023) - De acordo com o geógrafo David Harvey, a corrente das práticas político-econômicas que propõe que o bem-estar humano pode ser mais bem promovido liberando-se as capacidades empreendedoras individuais no âmbito de uma estrutura institucional, caracterizada por sólidos direitos de propriedade privada, expansão das forças mercadológicas, qualidade e integridade monetária e intervenção mínima do Estado na economia, refere-se ao
a) neoliberalismo.
b) socialismo.
c) keynesianismo.
d) Estado de bem-estar social.



5. (UERJ 2011) O ex-presidente do Banco Central americano disse ontem que “um tsunami do crédito que ocorre uma vez por século” tragou os mercados financeiros. Em audiência na Câmara dos Representantes dos EUA, frisou que as instituições não protegeram os investidores e aplicações tão bem como ele previa.
Adaptado de O Globo, 24/10/2008

A crise financeira que se intensificou no mundo a partir do mês de outubro de 2008 colocou em xeque as políticas neoliberais, adotadas por muitos países a partir da década de 1980.
A principal crítica ao neoliberalismo, como causador dessa crise, está relacionada com:
a) diminuição das garantias trabalhistas
b) estímulo à competição entre as empresas
c) reforço da livre circulação de mercadorias
d) redução da regulação estatal da economia



6. A partir de 1989, a América Latina incorpora o neoliberalismo. Este modelo, contestado por diferentes grupos e movimentos sociais, caracterizou-se, neste continente, por:
a) atenuar as diferenças sociais e a dependência em relação ao capital internacional, ofertando o pleno emprego. 
b) estimular o desenvolvimento do campo social e político e implementar uma sociedade mais justa e igualitária. 
c) diminuir o poder da iniciativa privada transnacional, mediante a intervenção do Estado a favor da burguesia nacional.
d) ter uma base econômica formada por empresas públicas que regularam a oferta e a demanda, assim como o mercado de trabalho.
e) instaurar um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defendeu a diminuição da ingerência do Estado na economia.  



7. Política de privatização, redução de impostos e regulamentação mercantil da economia são algumas das características do Estado
a) comunista.
b) socialista.
c) neoliberal.
d) republicano.



Próxima Postagem Postagem Anterior
No Comment
Add Comment
comment url