Como Fazer Uma Boa Redação

Fazer uma boa redação não é difícil quando seguimos algumas estratégias básicas. Apesar de não existir uma fórmula perfeita para redações, seguir um passo a passo pode garantir uma redação nota dez. 

Pensando nisso, separamos um guia completo ensinando como fazer uma boa redação do zero. Descubra como definir o seu tema, quais são os principais elementos de uma redação e como escrever na prática. 
Fazer uma Redação
Esse artigo vai te ajudar a se preparar para o vestibular e para o Enem, tendo em vista que a redação é uma das partes mais importantes dessa prova de avaliação para ingresso nas universidades públicas do país. 

Tipos de redação existentes 

Antes de mais nada é preciso ter em mente que existem três tipos de redação. Ela pode ser narrativa, descritiva ou dissertativa. Cada um desses tipos exige uma abordagem diferente na hora de escrever. 

A redação narrativa é um relato, que conta uma história ou um fato, de forma sequencial. A redação descritiva traz uma série de detalhes sobre pessoas, lugares, coisas ou acontecimentos. Já a redação dissertativa apresenta a defesa de um ponto de vista. 

A redação dissertativa é uma das mais cobradas dos alunos durante a vida acadêmica. Ela é cobrada, por exemplo, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No texto, os candidatos devem usar argumentos para defender uma ideia. 

Abaixo mostraremos como fazer uma boa redação dissertativa, com todas as dicas para que o seu texto seja um sucesso. Traremos ainda alguns macetes e técnicas para não errar na hora de criar o texto. 

Definindo o tema da redação 

Para começar a sua redação, o primeiro passo é definir o tema. Afinal de contas, sobre o que você vai escrever? Muitas vezes o tema já vem determinado. Em outras, você poderá criar o tema de forma livre. 

Existem algumas perguntas que podem ajudar a delimitar o tema. São elas: O que, Como, Quando, Onde e Por quê. Ao responder a essas perguntas você será capaz de ter uma ideia mais clara sobre o que será escrito. 

Uma dica especial para definir um tema é pensar em assuntos atuais. Temas como sustentabilidade, desenvolvimento urbano, igualdade de gênero, redução da pobreza e saúde pública são sempre muito bons para a redação. 

Escrevendo o rascunho 

Dentre as estratégias sobre como fazer uma boa redação, uma das mais eficientes é a criação de um rascunho. Ele pode ser feito a partir do seu tema, que foi definido na etapa anterior. 

Para ter ainda mais agilidade na hora de escrever a redação, crie o rascunho já na linguagem correta. A redação é sempre na terceira pessoa, de forma neutra. Por isso, evite expressões como “eu acho” ou qualquer outra que indique opinião. 

Os parágrafos e as frases devem ser curtos, para garantir que você não se perca no meio do raciocínio. Use bem os sinais de pontuação para dividir a sua escrita, como o ponto final e a vírgula. 

Fez o rascunho? Está na hora de transformar isso em uma redação completa. Por isso, separamos abaixo algumas informações sobre como deve ser a estrutura básica de uma redação. 

Como é a estrutura de uma redação 

Preste bastante atenção nessa parte, pois ela é uma das mais importantes para escrever uma redação de sucesso. O texto deve apresentar alguns elementos básicos, que são introdução, desenvolvimento e conclusão. 

Introdução 

O primeiro parágrafo da sua redação corresponde à introdução. Nessa parte do texto você deve apresentar o tema e sua delimitação, de forma clara e objetiva. Dessa forma o leitor saberá exatamente sobre o que você falará no restante do texto. 

Desenvolvimento 

Essa deve ser a parte mais extensa da sua redação. Dedique de três a quatro parágrafos para apresentar todos os seus argumentos, desenvolver um raciocínio e trabalhar melhor o tema que você indicou na introdução. 

Por ser uma das partes mais importantes da redação, o desenvolvimento deve ser feito de forma bem atenta. Uma dica para não errar é separar os seus argumentos e trabalhar um em cada parágrafo. Dessa forma você será capaz de desenvolver uma ideia coerente. 

Conclusão 

No último parágrafo da redação você deve fazer a conclusão. Ela sempre começa com uma expressão conclusiva. Alguns exemplos são: logo, dessa forma, portanto, por conseguinte, desse modo etc. 

Por ser a parte final da redação, a conclusão deve trazer um pequeno resumo de tudo que foi escrito e trazer uma proposta de solução para o problema que foi abordado. Sem essa proposta, a redação ficará incompleta. 

Usando a tempestade de ideias para escrever a redação 

Acima mostramos como fazer uma boa redação passo a passo. E agora trazemos mais alguns macetes que podem te ajudar a conseguir um texto de ótima qualidade. Já ouviu falar em tempestade de ideias? 

É uma técnica que consiste em pensar em palavras relacionadas ao tema, de forma aleatória, e escrevê-las em um papel. Por exemplo, se você vai escrever sobre sustentabilidade, pense em todos os termos relacionados a essa área. 

Não se preocupe com o resultado, apenas anote as palavras e expressões que surgirem na sua cabeça. Depois de alguns minutos comece a analisar tudo que você escreveu, selecionado as melhores ideias para usar no texto. 

A estratégia de tempestade de ideias é ótima para despertar a criatividade, especialmente quando temos um “branco” na hora de escrever. Assim, você terá algumas boas ideias para usar na sua redação. 

Agora você já sabe como fazer uma boa redação do zero. Siga essas dicas na hora de construir o seu texto. Lembre-se de se atentar para o tema proposto e manter a estrutura indicada, para conseguir uma boa nota no seu trabalho.
Próxima Postagem Postagem Anterior
No Comment
Add Comment
comment url