5 de fevereiro de 2019

Exercícios Efeito Estufa e Aquecimento Global


Confira Questões Sobre Efeito Estufa e Aquecimento Global

1. (PUC-PR) Segundo o cientista da NASA James Hansen, a temperatura da Terra alcançou, nos últimos 30 anos, uma rápida ascensão de cerca de 0,2 graus Celsius, fenômeno este que jamais havia ocorrido dede que acabou a era glacial, há 12 mil anos. Tal aquecimento se explica, conforme o cientista, pelo aumento de emissão de gases estufa.
São consequências do fenômeno de aquecimento global:
I - Devastação das florestas e savanas. 
II - Redução do volume das geleiras alpinas e das calotas glaciais.
III - Maior possibilidade de formações de tempestades e ciclones, tanto no Atlântico Norte como no Atlântico Sul.
IV - Redução da acidez das chuvas.
V - Transgressão marinha sobre parte das faixas costeiras.
VI - Rebaixamento do nível dos oceanos e consequente expansão das áreas litorâneas.
VII - Aumento do risco de degradação dos ecossistemas coralíneos.
A resposta que apresenta apenas as consequências do fenômeno é:
a) II, III, V e VII, apenas.
b) I, II, III, IV, VI e VII.
c) I, III, IV, e VI, apenas.
d) II, IV, VI e VII, apenas.
e) II, III e VI, apenas.



2. (ENEM) “Discutindo sobre a intensificação do efeito estufa, Francisco Mendonça afirmava:
A conservação do calor na Troposfera ocorre a partir da perda de energia da superfície terrestre. Esta, ao se resfriar, emite para a atmosfera radiações de ondas longas equivalentes à faixa do infravermelho, caracterizadas como calor sensível, que são retidas pelos gases de efeito estufa. O dióxido de carbono (CO2) é o principal gás responsável em reter o calor na baixa atmosfera, mas o vapor d’água, o metano, a amônia, o óxido nitroso, o ozônio, e o clorofluorcarbono (conhecido como CFC, que destrói a camada de ozônio na Tropopausa/Estratosfera) também são gases causadores do efeito estufa. Além desses gases, a nebulosidade e o material particulado em suspensão no ar são importantes contribuintes no processo de aquecimento da Troposfera, uma vez que também atuam como barreira à livre passagem das radiações infravermelhas emitidas pela superfície”.
(Climatologia, Ed. Oficina de Textos.)
A partir da leitura do texto, conclui-se que
a) as ondas que causam o efeito estufa se constituem principalmente de curta frequência, como os raios X.
b) apenas o gás carbônico é capaz de reter calor suficiente para gerar o efeito estufa.
c) o efeito estufa envolve apenas as camadas externas que compõem a atmosfera.
d) gases lançados na atmosfera por atividades humanas, como indústrias, podem interferir no recrudescimento do efeito estufa.
e) o vapor de água permite a livre passagem dos raios infravermelhos, o que causa sua livre reflexão para o espaço exterior.



3. (PUC-RIO) O aquecimento global é considerado por inúmeros cientistas como um fenômeno provocado pelo homem em função do desequilíbrio causado no ciclo do carbono. Considerando que esses cientistas estejam certos, é correto afirmar que:
a) Mecanismos que aumentam o sequestro de carbono por organismos autotróficos reduzem a disponibilidade do monóxido de carbono na atmosfera, contribuindo para a diminuição do efeito estufa.
b) A liberação do gás carbônico na atmosfera em decorrência de atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, é feita a uma velocidade muito maior do que sua assimilação pela fotossíntese.
c) O aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera está sendo provocado, principalmente, pela diminuição no sequestro do carbono pelos organismos fotossintetizantes.
d) As queimadas florestais são a principal causa do aquecimento global.
e) Os países pobres, em geral, contribuem mais para o aquecimento global que os países ricos.



4. (VUNESP) Em estudos de Geografia Física, um dos fenômenos climáticos que possui destaque é o efeito estufa, caracterizado como
a) um fenômeno antrópico originado pela combinação de gás carbônico e água na atmosfera, capaz de causar danos em coberturas vegetais durante as precipitações.
b) um fenômeno natural que dissipa o calor presente em superfície, para que as temperaturas médias do planeta não atinjam valores elevados.
c) um fenômeno natural que retém parte do calor irradiado pela superfície terrestre e partículas de gases e de água em suspensão.
d) um fenômeno antrópico intensificado pela urbanização e industrialização mundial, que absorve poluentes como o metano e os clorofluorcarbonetos.
e) um fenômeno natural intermitente de resfriamento das águas oceânicas, que provoca alterações da direção dos ventos e massas de ar.



5. (UNAMA) Cientistas acreditam que o reflorestamento e o plantio de árvores em áreas sem vegetação podem contribuir para minimizar o aquecimento global. A redução desse aquecimento ocorreria porque:
a) diminuiria a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, que seria utilizado pela fotossíntese.
b) aumentaria a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, liberado pela respiração celular.
c) a expansão das florestas seria inibida, em longo prazo, pelo excesso de gás carbônico liberado.
d) diminuiria o efeito estufa, com a liberação de gás carbônico, em decorrência da expansão da cobertura vegetal.



6. (FUVEST) Uma das consequências do “efeito estufa” é o aquecimento dos oceanos. Esse aumento de temperatura provoca
a) menor dissolução de CO2 nas águas oceânicas, o que leva ao consumo de menor quantidade desse gás pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para o aumento do efeito estufa global.
b) menor dissolução de O2 nas águas oceânicas, o que leva ao consumo de maior quantidade de CO2 pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para a redução do efeito estufa global.
c) menor dissolução de COe O2 nas águas oceânicas, o que leva ao consumo de maior quantidade de O2 pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para a redução do efeito estufa global.
d) maior dissolução de CO2 nas águas oceânicas, o que leva ao consumo de maior quantidade desse gás pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para a redução do efeito estufa global.
e) maior dissolução de O2 nas águas oceânicas, o que leva à liberação de maior quantidade de CO2 pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para o aumento do efeito estufa global.



7. (Mackenzie) Uma teoria sobre o aquecimento global da Terra propõe que a elevação da temperatura está relacionada, principalmente, com o crescente aumento do teor de gás carbônico atmosférico. O gás carbônico, assim como os vidros transparentes de uma estufa usada no cultivo de flores, permite a entrada de luz solar, mas dificulta a dissipação do calor para o espaço. Esse comportamento
a) é a causa da chuva ácida.
b) leva à destruição da camada de ozônio.
c) provoca a solidificação de grandes massas de água nos pólos.
d) é, possivelmente, minimizado pela presença de alguns aerossóis (partículas em suspensão na atmosfera), que rebatem a luz solar, diminuindo a radiação que aquece a Terra.
e) não interfere na temperatura da superfície do planeta. 



8. (UNIFESP) O Protocolo de Kyoto consagrou o princípio da responsabilidade comum, porém, diferenciada, que definiu que
a) todos os países devem reduzir emissões de gases estufa, mas aqueles que emitiram mais no passado devem reduzi-las antes que os demais.
b) os países ricos devem deixar de emitir gases estufa, para que sejam estabelecidas metas de crescimento econômico dos países pobres.
c) todos os países são responsáveis pelo aquecimento global, porém, apenas os países de renda baixa podem vender créditos de carbono.
d) todos os países devem reduzir a mesma quantidade de gases estufa até 2012, menos os de industrialização tardia.
e) os países ricos não precisam reduzir as emissões de gases estufa e podem comprar créditos de carbono de países pobres.



9. (ENEM) Confirmada pelos cientistas e já sentida pela população mundial, a mudança climática global é hoje o principal desafio socioambiental a ser enfrentado pela humanidade. Mudança climática é o nome que se dá ao conjunto de alterações nas condições do clima da Terra pelo acúmulo de seis tipos de gases na atmosfera – sendo os principais o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4) – emitidos em quantidade excessiva através da queima de combustíveis (petróleo e carvão) e do uso inadequado do solo.
SANTiLLi, M. Mudança climática global. Almanaque Brasil Socioambiental 2008. São Paulo, 2007 (adaptado). 
Suponha que, ao invés de superaquecimento, o planeta sofresse uma queda de temperatura, resfriando-se como numa era glacial, nesse caso
a) a camada de geleiras, bem como o nível do mar, diminuiriam.
b) as geleiras aumentariam, acarretando alterações no relevo do continente e no nível do mar.
c) o equilíbrio do clima do planeta seria restabelecido, uma vez que ele está em processo de aquecimento.
d) a fauna e a flora das regiões próximas ao círculo polar ártico e antártico nada sofreriam com a glaciação.
e) os centros urbanos permaneceriam os mesmos, sem prejuízo à população humana e ao seu desenvolvimento. 



10. (FATEC) A humanidade, após a revolução industrial, vem interferindo nos ecossistemas de maneira agressiva, provocando o aumento do efeito estufa e a destruição da camada de ozônio. Como conseqüências dessas duas alterações, citam-se as seguintes:I. Aumento da temperatura média do planeta e da penetração dos raios ultravioletas.
II. Degelo das regiões polares e aumento do número de casos de câncer de pele.
III. Eutroficação das águas fluviais e aumento das micoses de pele.
Está correto o que se citou
a) somente em I e III.
b) somente em II e III.
c) em I, II e III.
d) somente em III.
e) somente em I e II.



Nenhum comentário:

Postar um comentário