Questões Sobre Petróleo e Pré-Sal


Veja Alguns Exercícios Sobre Petróleo e Pré-Sal

1. (UFC-CE) As reservas petrolíferas estão relacionadas a um tipo de formação geológica. Indique, corretamente, esse tipo de formação.
a) Escudos cristalinos.
b) Bacias sedimentares.
c) Dobramentos cenozoicos.
d) Placas tectônicas.
e) Aluviões quaternários.



2. (UECE - 2018) As descobertas em águas ultraprofundas de jazidas de petróleo e gás natural na área geológica do Pré-Sal é fruto de longos anos de pesquisa da Petrobrás na atividade exploratória offshore no Brasil e confirma que o país se tornou uma das únicas nações a dominar a tecnologia de exploração petrolífera em águas profundas e ultraprofundas. Considerando os aspectos dessas descobertas e a decisão governamental brasileira de readequar o marco regulatório nas etapas de exploração e de produção da indústria brasileira de petróleo e de gás natural, assinale a afirmação verdadeira.
a) Os principais reservatórios do Pré-Sal, localizados especialmente nos litorais do Nordeste e do Norte do Brasil, são ultraprofundos e se situam abaixo da lâmina de água e abaixo da camada de sal. 
b) As novas perspectivas abertas com o Pré-Sal estimularam o Governo Federal a estabelecer algumas mudanças regulatórias, sendo a mais importante delas o aumento da participação de empresas estrangeiras na prospecção e produção de petróleo e gás natural. 
c) Os poços exploratórios do Pré-Sal, principalmente aqueles encontrados na Bacia de Santos, apesar de acumularem grandes porções de petróleo e gás natural, são condensados e pouco atrativos comercialmente, em função da baixa qualidade dos reservatórios. 
d) Em vista do papel essencial da Petrobras para o sucesso exploratório do Pré-Sal e do volume de recursos envolvidos, o Governo Federal desenhou um aparato regulatório para exploração exclusiva da empresa, resultando em uma maior participação estatal na apropriação da renda gerada por petróleo e gás natural.



3. (UDESC 2016) Analise as proposições sobre a produção do Petróleo em nível mundial.
I. A Venezuela é o maior produtor das Américas.
II. O Brasil passa a ser o quinto produtor mundial, depois da descoberta do pré-sal.
III. Em 2015, os Estados Unidos se transformaram no maior produtor mundial, graças à extração do óleo de xisto, que é um substitutivo do petróleo.
IV. A Arábia Saudita e a Rússia são grandes produtores mundiais.
V. Na América Latina, o México é o maior produtor.
Assinale a alternativa correta:
a) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
c) Todas as afirmativas são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
e) Somente a afirmativa V é verdadeira.



4. (FUVEST 2017) Em 2015, os Estados Unidos (EUA), país que não é membro da OPEP, tornaram-se o maior produtor mundial de petróleo, superando grandes produtores históricos mundiais, de acordo com a publicação Statistical Review of World Energy (BP) - 2015.
Sobre essa fonte de energia, é correto afirmar:
a) A queda da oferta de petróleo, em 2015, pelos países não membros da OPEP é resultado do uso de fontes de energia alternativas, como os biocombustíveis, e também da expansão das termelétricas.
b) O Brasil, país que não é membro da OPEP, destaca-se pela exploração de jazidas de petróleo em rochas vulcânicas do embasamento cristalino do pré-sal.
c) O crescimento da produção de petróleo nos EUA, que levou esse país à condição de maior produtor mundial em 2015, deu-se pela exploração das jazidas de óleo de xisto.
d) A elevação da produção de petróleo em países da OPEP, como Arábia Saudita, Rússia e China, é resultado da alta dos preços dessa commodity em 2015.
e) A exploração das jazidas de óleo de xisto do subsolo oceânico foram fatores para a industrialização de países, como México, Japão e EUA.



5. (UEL 2011) Sobre o tema petróleo, considere as afirmativas a seguir. 
I. Petróleo significa “óleo de pedra” e é um hidrocarboneto formado pela fossilização de matéria orgânica animal ou vegetal. 
II. O petróleo vem sendo apontado como um poluidor do meio ambiente, seja pelas emissões para a atmosfera seja pelos acidentes envolvendo petroleiros.
III. Após ser refinado, a possibilidade de uso intensifica-se, podendo se transformar em tintas, fertilizantes, corantes e polímeros em geral.
IV. Após refinado, o petróleo pode gerar também borracha e látex. Assinale a alternativa correta. 
a) Somente as afirmativas I e II são corretas. 
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas. 
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. 
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. 
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas



6. (UECE - 2018) A camada pré-sal no Brasil fica abaixo de uma extensa camada rochosa, posicionada abaixo do substrato marinho e que guarda grandes reservas de petróleo. Atente para o que se diz a seguir sobre essa camada e as reservas de petróleo que ela abriga.
I. Está presente nos estados de Santa Catarina e Espírito Santo, e também nas bacias sedimentares de Santos e Campos.
II. A extração de óleo do pré-sal tem se demonstrado inviável e ineficiente nos últimos anos, e ainda é pequeno o volume de petróleo extraído, devido às limitações técnicas e o elevado custo de exploração.
III. O avanço e consolidação das tecnologias e o conhecimento geológico aumentaram a eficiência da exploração de petróleo nesta região.
IV. A exploração de petróleo no pré-sal brasileiro é cada vez mais low cost, fato que pode deixar o nosso petróleo mais competitivo no mercado internacional.
Está correto somente o que se afirma em
a) I e IV.
b) II.
c) I, III e IV.
d) II e III.



7. (Cesgranrio - 2016) A bacia sedimentar brasileira que é a maior produtora de petróleo é a Bacia
a) Potiguar
b) Solimões
c) Tucano
d) Sergipe-Alagoas
e) de Campos



Próxima Postagem Postagem Anterior
No Comment
Add Comment
comment url