Como Fazer Um Bom Resumo

O resumo é uma das tarefas mais comuns no meio universitário. Professores adoram pedir resumos, inclusive valendo pontos. Além disso, o resumo é usado como ferramenta de estudo para concursos, vestibulares e ENEM. Por isso é importante saber como fazer um bom resumo. 

Nesse guia vamos mostrar passo a passo como fazer um resumo de qualidade. Se você fica perdido na hora de sintetizar as ideias de um artigo ou até mesmo de um livro, esse material vai te ajudar. Confira!

O que é um resumo?
Para quem está estudando para o vestibular e para o Enem o resumo é uma das ferramentas mais poderosas. Ele ajuda a compreender e fixar informações sobre praticamente todos os temas. Mas o que é o resumo?

O resumo é um gênero textual, caracterizado por ser apresentar os principais pontos, conceitos e argumentos de um texto mais amplo. Ou seja, o resumo sempre faz referência a uma obra principal, que está sendo resumida.

Para conseguir fazer um resumo de qualidade, é preciso ter pelo menos duas habilidades: a síntese e a objetividade. Assim, na hora de escrever o seu resumo, é importante que você seja objetivo e foque apenas nos aspectos importantes.
Se você quer saber como fazer um bom resumo, vale a pena conferir o passo a passo a abaixo. Ele traz algumas orientações úteis para escrever um texto de qualidade, que consiga transmitir uma mensagem de forma objetiva e inteligente.

1. Leia o texto por completo
O primeiro passo para escrever um resumo é ler o texto base por completo. Por exemplo, se você precisa resumir um artigo ou um livro, é fundamental fazer uma leitura atenta das obras antes de começar a redigir o seu texto. 

Se o texto for complexo, você terá que fazer mais de uma leitura, para compreender o tema principal, os principais argumentos e teorias abordadas. Saber qual é a mensagem do texto original ajuda muito na hora de construir um resumo. 

2. Identifique os principais conceitos e argumentos
Depois de uma leitura devagar, está na hora de voltar ao texto, do zero. Mas agora você deve ler buscando por conceitos e argumentos que sejam centrais para a narrativa. Se você tiver acesso ao texto impresso, poderá sublinhar ou circular esses pontos.

Tenha atenção, pois muitas vezes os principais conceitos e argumentos estão espalhados pelo texto. Nem sempre são apresentados apenas no último parágrafo. Por isso o resumo deve ser feito na ordem em que as informações aparecem.

Muitos alunos que buscam saber como fazer um bom resumo não sabem como identificar esses pontos principais. Por isso, temos uma dica extra que pode ajudar. Basta ficar atento às palavras-chave, nomes e datas.

Por exemplo, em um livro de história, com certeza aparecem datas que são importantes para compreender a obra. Por isso, circule esses elementos, pois eles poderão entrar no seu resumo. 

3. Organize as ideias do resumo
Outra dica sobre como fazer um bom resumo é organizar as suas ideias antes de escrever. Se você já leu a obra completa, já identificou os principais conceitos e argumentos, deve estar ansioso para começar a escrever o resumo.

No entanto, as ideias podem estar um pouco confusas na sua cabeça. Reserve um tempo para criar um esqueça, como uma espécie de rascunho, em que você vai estruturar o seu resumo. 

Volte ao texto e anote todos os pontos que foram destacados, seja com sublinhado, seja com um círculo ou até mesmo marcador – os marcadores são ótimos na hora de fazer resumos. Anotou tudo? Faça um esqueça, já imaginando o seu resumo pronto.

4. Escreva o resumo com as suas palavras
Depois de executar todas as etapas anteriores, está na hora de escrever o seu resumo. Lembre-se de que o texto deve ser objetivo e direto, sem enrolação. Afinal de contas, ele será uma versão resumida do texto original, mas com as principais informações.

Aqui vale aquela regrinha que diz “menos é mais”. Ou seja, você pode e deve cortar palavras, para que o seu texto fique pequeno e bem fácil de ler. Mas não se esqueça de abordar todos os pontos que são essenciais para compreender a obra.

Além disso, é importante que você escreva com as suas palavras, sem usar frases iguais a do autor. Mas você pode reescrever algumas frases, com sinônimos e expressões equivalentes, sempre que necessário.

Dicas especiais para escrever um resumo perfeito

Mostramos acima como fazer um bom resumo através de um passo a passo completo. Mas para conseguir um resultado ainda melhor, temos mais algumas dicas que você pode implementar durante o seu trabalho. 

Sempre use uma linguagem clara e didática para escrever o seu resumo. O texto que você produzir deve ser capaz de apresentar uma ideia por si só. Dessa forma, quem ler o resumo poderá entender a obra original, mesmo sem conhecê-la.

Muitos alunos erram na hora de fazer um resumo por incluírem opiniões pessoais. O seu resumo deve ser neutro e apresentar apenas as ideias do livro, sem fazer nenhuma análise crítica – a menos que a tarefa exigir que você faça isso.

Apesar de não existir um tamanho ideal para resumos, vale a pena fazer o máximo para que o seu texto tenha menos do que dois terços da obra original. Se você conseguir resumir ainda mais, será ainda melhor. 

Agora você já sabe como fazer um bom resumo. Basta seguir as dicas acima para garantir um texto bem coerente e adequado ao que foi solicitado. Lembre-se de focar apenas nas informações mais importantes da obra e boa sorte!
Próxima Postagem Postagem Anterior
No Comment
Add Comment
comment url