Questões Resolvidas: Escalas Termométricas



Confira Exercícios Resolvidos Sobre Escalas Termométricas:

1. (Unifesp-SP) O texto a seguir foi extraído de uma matéria sobre congelamento de cadáveres para sua preservação por muitos anos, publicada no jornal O Estado de S. Paulo.

Após a morte clínica, o corpo é resfriado com gelo. Uma injeção de anticoagulantes é aplicada e um fluido especial é bombeado para o coração, espalhando- se pelo corpo e empurrando para fora os fluidos naturais. O corpo é colocado em uma câmara com gás nitrogênio, onde os fluidos endurecem em vez de congelar.

Assim que atinge a temperatura de –321 °, o corpo é levado para um tanque de nitrogênio líquido, onde fica de cabeça para baixo.
Na matéria, não consta a unidade de temperatura usada. Considerando que o valor indicado de –321 ° esteja correto e pertença a uma das escalas, Kelvin, Celsius ou Fahrenheit, pode-se concluir que foi usada a escala:
a) Kelvin, pois se trata de um trabalho científico e esta é a unidade adotada pelo Sistema Internacional.
b) Fahrenheit, por ser um valor inferior ao zero absoluto e, portanto, só pode ser medido nessa escala.
c) Fahrenheit, pois as escalas Celsius e Kelvin não admitem esse valor numérico de temperatura.
d) Celsius, pois só ela tem valores numéricos negativos para a indicação de temperaturas.
e) Celsius, por tratar-se de uma matéria publicada em língua portuguesa e essa ser a unidade adotada oficialmente no Brasil.

2. (UEPB) Em 1851, o matemático e físico escocês William Thomson, que viveu entre 1824 e 1907, mais tarde possuidor do título de Lorde Kelvin, propôs a escala absoluta de temperatura, atualmente conhecida como escala Kelvin de temperatura (K). Utilizando-se das informações contidas no texto, indique a alternativa correta:
a) Com o avanço da tecnologia, atualmente, é possível obter a temperatura de zero absoluto.
b) Os valores dessa escala estão relacionados com os da escala Fahrenheit (°F), por meio da expressão K = °F + 273.
c) A partir de 1954, adotou-se como padrão o ponto tríplice da água, temperatura em que a água coexiste nos três estados – sólido, líquido e vapor. Isso ocorre à temperatura de 0,01 °F ou 273,16 K, por definição, e à pressão de 610 Pa (4,58 mm Hg).
d) Kelvin é a unidade de temperatura comumente utilizada nos termômetros brasileiros.
e) Kelvin considerou que a energia de movimento das moléculas dos gases atingiria um valor mínimo de temperatura, ao qual ele chamou zero absoluto.

3. (Mackenzie) Um viajante, ao desembarcar no aeroporto de Londres, observou que o valor da temperatura do ambiente na escala Fahrenheit é o quíntuplo do valor da temperatura na escala Celsius. Essa temperatura é de:
a) 5°C
b) 10 °C
c) 15 °C
d) 20 °C
e) 25 °C

4. Unimep-SP) Mergulham-se dois termômetros na água: um graduado na escala Celsius e o outro na Fahrenheit. Espera-se o equilíbrio térmico e nota-se que a diferença entre as leituras nos dois termômetros é igual a 92°. A temperatura da água valerá, portanto:
a) 28 °C e 120 °F
b) 32 °C e 124 °F
c) 60 °C e 152 °F
d) 75 °C e 167 °F
e) 80 °C e 172 °F

5. (ITA-SP) Para medir a febre de pacientes, um estudante de medicina criou sua própria escala linear de temperaturas. Nessa nova escala, os valores de 0 (zero) e 10 (dez) correspondem respectivamente a 37 °C e 40 °C. A temperatura de mesmo valor numérico em ambas as escalas é aproximadamente:
a) 52,9 °C
b) 28,5 °C
c) 74,3 °C
d) -8,5 °C
e) -28,5 °C

6. (UFBA) As indicações para o ponto de fusão do gelo e de ebulição da água sob pressão normal de dois termômetros, um na escala Celsius e outro na escala Fahrenheit, distam 20 cm, conforme a figura. A 5 cm do ponto de fusão do gelo, os termômetros registram temperaturas iguais a:
a) 25 °C e 77 °F
b) 20 °C e 40 °F
c) 20 °C e 45 °F
d) 25 °C e 45 °F
e) 25 °C e 53 °F



RESPOSTAS
Questão 1: [C]
A temperatura correspondente a zero absoluto é expresso na escala Celsius por aproximadamente - 273 °C e em Kelvin por 0 K. Portanto, as escalas Celsius e Kelvin não admitem esse valor numérico de temperatura.

Questão 2: [E]
a) Incorreta. Mesmo com os avanços da tecnologia, ainda não é possível atingir o zero absoluto.
b)  Incorreta. A relação correta seria:

c)  Incorreta. O valor do ponto tríplice é 0,01 °C e não 0,01 °F.
d) Incorreta. A escala utilizada nos termômetros brasileiros é a Celsius.
e) Correta. O zero absoluto foi determinado por Kelvin como a menor temperatura que um sistema poderia atingir.

Questão 3: [B]

Questão 4: [D] 
Questão 5: [A]

Questão 6: [A]
Próxima Postagem Postagem Anterior
1 Comments
  • Unknown
    Unknown 28 novembro, 2020

    A temperatura de combustão da madeira é de aproximadamente 523 K. Assinale a alternativa que contém a temperatura correspondente na escala Celsius. *

Add Comment
comment url