Exercícios Resolvidos Aceleração Média


Veja Questões Resolvidas Sobre Aceleração Média

1. Partindo do repouso, um avião percorre a pista e atinge a velocidade de 360 km/h em 25 s. Qual é o valor da aceleração escalar média no referido intervalo de tempo?

2. (PUC-RS) Dizer que um movimento se realiza com uma aceleração escalar constante de 5 m/s² significa que:
a) em cada segundo o móvel se desloca 5 m.
b) em cada segundo a velocidade do móvel aumenta de 5 m/s.
c) em cada segundo a aceleração do móvel aumenta de 5 m/s.
d) em cada 5 s a velocidade aumenta de 1 m/s.
e) a velocidade é constante e igual a 5 m/s.

3. O cérebro humano demora cerca de 0,36 segundos para responder a um estímulo. Por exemplo, se um motorista decide parar o carro, levará no mínimo esse tempo de resposta para acionar o freio. Determine a distância que um carro a 100 km/h percorre durante o tempo de resposta do motorista e calcule a aceleração média imposta ao carro se ele para totalmente em 5 segundos.

4. Durante uma viagem, um caminhão possui velocidade inicial de 100 Km/h. Quando ele avista na pista uma placa indicando um radar a 1 km de distância. Nesse momento, ele pisa no freio e atinge a velocidade máxima permitida no local, que é 80 km/h no intervalo de tempo de 5s. Calcule a aceleração desse caminhão.

5. Feita uma cobrança de pênalti, no futebol de campo, o goleiro defende agarrando a bola chutada pelo adversário. Se a bola for imobilizada em um intervalo de 0,1 s, com aceleração média de -300 m/s², com que velocidade, em km/h, a bola chegou às mãos do goleiro? Desconsidere a resistência do ar.




RESPOSTAS

Questão 1:
Questão 2: B
Em cada segundo a velocidade do móvel aumenta de 5 m/s.

Questão 3:

Questão 4:

Questão 5:







Próxima Postagem Postagem Anterior
No Comment
Add Comment
comment url