Exercícios Sobre Agricultura Brasileira


Confira Questões Sobre Agricultura Brasileira 

1. (UEL – 2006) O aumento crescente da demanda por produtos livres de agrotóxicos tem impulsionado a agricultura orgânica no Brasil. Esse sistema agrícola que se apóia no manejo sustentável dispensa o uso de agrotóxicos sintéticos e privilegia a preservação ambiental, a biodiversidade, os ciclos biológicos e a qualidade de vida do homem. Com uma área plantada de 842 mil hectares, o setor movimentou cerca de US$ 1 bilhão em 2003. O país tem 19 mil propriedades e 174 processadoras espalhadas em diversas regiões.
Disponível em: “<www.agricultura.gov.br.>” Acesso em: 19 Jun. 2005.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre agricultura, considere as afirmativas a seguir.
I. Na agricultura orgânica, a forma de produzir demanda uma maior utilização de mão de obra para colocar em prática o controle biológico e o manejo integrado de pragas, constituindo-se em alternativa para o desenvolvimento da agricultura familiar.
II. O crescimento do mercado para os produtos orgânicos não se limita ao Brasil, o que tem permitido aos agricultores aumentar a receita, por unidade de produção, a uma razão superior à da agricultura convencional.
III. O crescimento do número de propriedades rurais em que se pratica a agricultura orgânica invalida o debate sobre os impactos do consumo de agrotóxicos no Brasil.
IV. O sistema de agricultura orgânica é impraticável nas pequenas propriedades rurais, pois a eliminação do uso de fertilizantes e de pesticidas químicos proporciona um aumento dos custos de produção, o que, consequentemente, diminui a renda da unidade produtiva agrícola.

Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.



2. (FGV) O litoral sul da Bahia caracteriza-se pela presença da monocultura de:
a) Cana-de-açúcar
b) Algodão
c) Amendoim
d) Cacau
e) Sisal



3. (CEFET-PR) Alguns historiadores afirmam que as consequências do modelo de colonização adotado pelos portugueses para a exploração do Brasil são ainda muito perceptíveis (devastação do meio ambiente, exploração do trabalhador rural, conflitos rurais etc.). Esse modelo é conhecido como plantation ou plantagem, e suas principais características são:
a) minifúndio, monocultura, mão de obra escrava;
b) latifúndio, mão de obra assalariada, policultura;
c) latifúndio, policultura, mão de obra escrava;
d) latifúndio, mão de obra escrava, monocultura;
e) latifúndio, trabalho assalariado, monocultura.



4. (UFPI) Acerca do processo histórico de apropriação do território brasileiro, a partir das grandes monoculturas como cana-de-açúcar, café e soja, é correto afirmar que elas:
a) garantiram a preservação da biodiversidade;
b) coibiram a exploração do trabalho pelo capital;
c) favoreceram a predominância dos minifúndios;
d) contribuíram para preservar o patrimônio natural;
e) exigiram infraestrutura de transporte voltada à exportação.



5. (UNIOESTE - 2011) Sobre a agricultura no Brasil, leia as assertivas abaixo:
I. A mecanização agrícola e a liberação de mão de obra na agricultura foram importantes fatores de migração da população do campo para as cidades.
II. A concentração fundiária, que se observa, entre outros estados, no Paraná e no Mato Grosso do Sul, é fator de expropriação de camponeses que passam a buscar áreas da fronteira agrícola da Amazônia ou se direcionam aos centros urbanos.
III. Os boias-frias são trabalhadores sazonais característicos da implantação de relações capitalistas modernas no campo.
IV. O avanço da pecuária extensiva na Amazônia e a ocupação das áreas de Cerrado visando à cultura de grãos resultaram na redução da taxa de urbanização dos Estados do Mato Grosso e de Rondônia.

Assinale a alternativa cujas as afirmativas estão corretas.
a) I, III e IV.
b) II, III e IV.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) I, II e III.



6. (UECE-CEV - 2018) O agronegócio globalizado é uma variável chave para compreender as contradições materializadas no campo brasileiro no início do século XXI. Atente para o que se diz a seguir sobre essa temática.
I. É cada vez mais presente na agricultura brasileira um sistema produtivo “empresarial”, que envolve aquisição e arrendamento de terras para a produção de agrocombustíveis, grãos e florestas plantadas.
II. O arranjo territorial da reestruturação produtiva da agricultura no Brasil vai se organizar de maneira seletiva, privilegiando determinadas “manchas” de expansão agroindustrial.
III. Quanto mais desenvolvida for a atividade agrícola na qual são implementados os pacotes tecnológicos direcionados ao aumento da produção, maior será sua dependência das condições climáticas.
É correto o que se afirma em
a) I e II apenas.
b) I, II e III.
c) I e III apenas.
d) II e III apenas.



7. (MPE-GO-2017) Analise as proposições que seguem, pertinentes ao cenário atual da agropecuária brasileira:
I - Na propriedade em que são desenvolvidas atividades com o emprego de técnicas rudimentares, com baixos índices de produtividade e sem dispor de capitais de investimento, diz-se que há agropecuária extensiva.
II - Nos chamados "Cinturões Verdes" praticamente inexiste a utilização de mão de obra familiar.
III - Com a modernização das técnicas, o domínio das grandes propriedades e a intensificação do êxodo rural, as unidades familiares deixaram de ser elementos fundamentais no espaço geoeconômico rural.
Está correto o que se afirma em:
a) Todas as assertivas estão corretas.
b) Apenas a assertiva I está correta.
c) Apenas a assertiva III está correta.
d) Apenas as assertivas II e III estão corretas.
e) Todas as assertivas estão incorretas.



8. (UNISC) Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I- A agricultura de subsistência é caracterizada pelo baixo investimento em recursos técnicos e pela baixa produção. Ela é praticada em pequenas propriedades rurais e visa a contemplar as necessidades do agricultor e de sua família.
II- A agricultura de produção progressiva é praticada em pequenas e médias propriedades. Frequentemente é desenvolvida pelo proprietário da terra e por sua família. A produtividade inicia baixa e vai se tornando alta em função do investimento em novas técnicas de plantio.
III- O plantation é caracterizado por ser praticado em grandes latifúndios que visam a exportar um determinado tipo de cultura. Historicamente é caracterizado pelo trabalho escravo ou pela baixa remuneração dos agricultores que trabalham para os donos dos latifúndios. Nos dias de hoje ainda é praticado, especialmente, em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.
a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
d) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.



9. (PUC) O maior parcelamento das propriedades, a presença de culturas diversificadas em áreas de brejos constituem características no Nordeste, notadamente:
a) no Meio-Norte.
b) no Agreste.
c) na Zona da Mata.
d) no Sertão.
e) no Recôncavo.



10. (ESPCEX) Sobre a agricultura familiar no Brasil, pode-se afirmar que
a) por falta de acesso ao crédito rural, não participa das cadeias agroindustriais.
b) é responsável pelo fornecimento da maior parte da alimentação básica dos brasileiros, e, por isso, concentra a maior parte da área cultivada com lavouras e pastagens do País.
c) concentra a maioria do pessoal ocupado nos estabelecimentos rurais brasileiros.
d) por não ser competitiva frente à agricultura patronal, não participa da produção de gêneros de exportação.
e) embora os membros da família participem da produção, a maior parte da mão de obra é contratada e quem comanda a produção não trabalha diretamente na terra.



11. (STA. CECÍLIA – Santos) Os maiores produtores brasileiros de cana-de-açúcar e cacau são, respectivamente:
a) Pernambuco e Bahia
b) Pernambuco e Ceará
c) Ceará e Bahia
d) Paraná e Ceará
e) São Paulo e Bahia




👉 Confira Exercícios Sobre Agropecuária Brasileira
Próxima Postagem Postagem Anterior
No Comment
Add Comment
comment url