Exercícios Sobre Organelas Celulares


Confira Questões Sobre Organelas Celulares Com Gabarito

1. (UECE-2007) Certas organelas produzem moléculas de ATP e outras utilizam o ATP produzido, pelas primeiras, para a síntese orgânica a partir do dióxido de carbono.
Estamos falando, respectivamente, de
a) lisossomos e cloroplastos.
b) mitocôndrias e complexo de Golgi.
c) mitocôndrias e cloroplastos.
d) lisossomos e mitocôndrias.



2. (FUVEST) O retículo endoplasmático e o complexo de Golgi são organelas celulares cujas funções estão relacionadas. O complexo de Golgi
a) recebe proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático.
b) envia proteínas nele sintetizadas para o retículo endoplasmático.
c) recebe polissacarídeos sintetizados no retículo endoplasmático.
d) envia polissacarídeos nele sintetizados para o retículo endoplasmático.
e) recebe monossacarídeos sintetizados no retículo endoplasmático e para ele envia polissacarídeos.



3. (Enem 2013) A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores.
Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?
a) Lisossomo.
b) Mitocôndria.
c) Peroxissomo.
d) Complexo golgiense
e) Retículo endoplasmático



4. (UDESC 2017) Unidades especiais são utilizadas para medir as células, organelas internas e moléculas orgânicas que as constituem.
Em relação a estas unidades de medida, assinale a alternativa correta.
a) A unidade terâmetro é utilizada para medir o tamanho das moléculas.
b) A unidade micrômetro é utilizada para medir o tamanho das organelas celulares.
c) A unidade gigâmetro é utilizada para medir o tamanho do núcleo celular.
d) A unidade micrômetro é cem vezes menor que o nanômetro.
e) O milímetro é a unidade padrão para as medidas de vírus e bactérias.



5. (IFPE-2017) Uma das causas da infertilidade masculina é a teratospermia, uma alteração na morfologia dos espermatozoides que passam a ter a cabeça redonda, não havendo a formação do acrossomo, que é uma vesícula repleta de enzimas digestivas, localizada na cabeça do espermatozoide, sendo essencial à sua penetração no ovócito e à fertilização. A organela que produz o acrossomo é denominada
a) complexo de Golgi ou complexo golgiense.
b) mitocôndria.
c) retículo endoplasmático granuloso.
d) retículo endoplasmático liso.
e) peroxissomo.



6. (UDESC 2017) Várias substâncias, moléculas e estruturas estão presentes nos seres vivos. Ao se analisar esses seres vivos, podem-se encontrar algumas estruturas comuns às bactérias, às células vegetais e às animais.
Assinale a alternativa correta, em relação à informação.
a) Mitocôndrias, retículo endoplasmático, parede celular e ribossomos.
b) DNA, RNA, membrana citoplasmática e ribossomos.
c) Retículo endoplasmático, complexo golgiense, lisossomos e peroxissomos.
d) Vacúolos, plastos, ribossomos e membrana citoplasmática.
e) Carioteca, mitocôndria, ribossomos e lisossomos.



7. (Unesp) No esquema estão representadas etapas, numeradas de 1 a 3, de um importante processo que ocorre no interior das células, e algumas organelas envolvidas direta ou indiretamente com esse processo.
Organelas no interior da célula (Foto: Unesp)

As etapas que correspondem a 1, 2 e 3, respectivamente, e algumas organelas representadas no esquema, estão corretamente listadas em: 
a) absorção de aminoácidos, síntese proteica e exportação de proteínas; retículo endoplasmático, lisossomo e mitocôndria. 
b) fagocitose de macromoléculas, digestão celular e ingestão de resíduos; retículo endoplasmático, complexo de Golgi e lisossomo. 
c) fagocitose de sais minerais, fotossíntese e exportação de compostos orgânicos; cloroplastos e vacúolos. 
d) absorção de oxigênio, respiração celular e eliminação de dióxido de carbono; mitocôndrias e vacúolos. 
e) fagocitose de macromoléculas, digestão celular e exportação de proteínas; mitocôndrias e lisossomos.



8. (UFSM) Os trabalhadores que lidam com amianto podem ser acometidos por uma doença chamada silicose. As células do epitélio pulmonar desses indivíduos fagocitam partículas de sílica presentes no ar. Como essas partículas não podem ser digeridas, acumulam-se no interior de uma organela celular. O acúmulo de sílica acaba rompendo a organela e ocasionando a destruição generalizada das células por ação de enzimas digestivas. A organela envolvida na silicose é o(a)
a) peroxissoma.
b) Complexo de Golgi.
c) lisossoma.
d) mitocôndria.
e) retículo endoplasmático liso.



9. (ENEM) A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores.
Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?
a) Lisossomo.
b) Mitocôndria.
c) Peroxissomo.
d) Complexo golgiense.
e) Retículo endoplasmático



10. (FGV-2015) O pâncreas é uma glândula anfícrina, ou seja, com dupla função, desempenhando um papel junto ao sistema digestório na produção de enzimas, tais como amilases e lipases, e também junto ao sistema endócrino, na produção de hormônios, tais como a insulina e o glucagon. Tendo em vista a composição bioquímica desses catalisadores pancreáticos, as organelas citoplasmáticas membranosas envolvidas diretamente na produção e no armazenamento dessas substâncias são, respectivamente, o
a) retículo endoplasmático rugoso e o complexo golgiense.
b) retículo endoplasmático liso e o lisossomo.
c) ribossomo e o retículo endoplasmático rugoso.
d) complexo golgiense e o lisossomo.
e) lisossomo e o vacúolo digestivo.



Próxima Postagem Postagem Anterior
No Comment
Add Comment
comment url