Métodos Para Revisão de Assuntos


O principal objetivo de realizar uma revisão é o de fixar os conteúdos estudados. Após ter feito a leitura do material é muito importante não demorar tanto parar realizar a revisão. Há teorias que falam que se deve fazer a revisão da matéria em no máximo 24 horas após a leitura, pois após esse período há uma perda de conteúdo na mente do ser humano.

Iremos apontar algumas técnicas para fazer uma revisão, você pode usar uma ou mais técnicas ao mesmo tempo. Cada estudante tem um perfil diferente, então nem sempre a técnica que é eficaz para um pode ter a mesma eficiência para o outro.

1. Sublinhar/marcar o texto

Sublinhar no texto ajuda a facilitar na hora de fazer uma revisão. Porém, muitas pessoas marcam quase todo o conteúdo, isso não ajuda em nada, pois terá que ler praticamente quase todo o material de novo. É preciso sublinhar apenas o que é de fato importante. Marque os trechos que te ajudem a lembrar de determinado conteúdo e facilite sua mente a fazer uma relação ampla a partir do trecho destacado.
Uma dica é marcar o texto a partir da segunda leitura. Além disso, você pode marcar o texto usando cores diferentes para dar um grau de importância as informações, por exemplo: Não posso esquecer (azul), importante (amarelo), coisas que já caíram em provas (vermelho), e assim por diante. Você mesmo pode dar significados para cada cor.

2. Resumo

O resumo é a técnica mais usada entre a maioria dos estudantes como reforço dos conteúdos aprendidos. Ele deve ser feito transcrevendo as principais ideias do assunto. É preciso sintetizar bem o assunto para na hora de ler poder fazer relações entre as ideias transcritas no resumo. Antes de fazer o resumo você deve ler mais de uma vez o conteúdo para compreender bem o assunto e evitar fazer um resumo incompleto ou errado. Destaque as ideias principais e detalhes que podem cair na prova. O tamanho do resumo depende do quanto extenso é o conteúdo. Se o assunto for muito longo busque fazer um resumo por tema.

3. Flash Cards

Os flash cards são pequenos cartões de papel, onde a gente pode escrever passagens importantes para revisar rapidamente. Do mesmo modo dos marcadores de texto as cores dos flash cards podem indicar o grau de importância da anotação. É uma boa forma para usar quando não se tem muito tempo e também para memorizar utilizando a repetição sistematizada.

4. Mapas Mentais

O mapa mental é uma forma de revisar os assuntos que te fornece uma visão geral do tema, te ajudando a amarrar os pontos mais importantes da matéria permitindo que você faça associações sobre as principais ideias do conteúdo. O principal objetivo do mapa mental é organizar de forma sistemática as ideias mantendo uma relação entre elas. 
Você pode abusar da criatividade usando balões, desenhos, setas, ilustrações, cores diferentes.




Próxima Postagem Postagem Anterior
No Comment
Add Comment
comment url