Exercícios Resolvidos Sobre Fontes De Energia (Lista em PDF)


Confira Questões Resolvidas Sobre Fontes De Energia:

1. (VUNESP) Região geográfica brasileira que apresenta os maiores potenciais eólicos do Brasil expressos por velocidades do vento frequentemente superiores a 8,5 m/s em alguns pontos indicando um potencial anual de 75 GW (GigaWatts) de produção de energia elétrica.
Os dados referem-se ao potencial eólico da região 
a) Nordeste. 
b) Sul. 
c) Centro-Oeste. 
d) Norte. 
e) Sudeste. 



  2. (UFRS) Assinale a alternativa correta com relação aos recursos energéticos.
a) Os combustíveis fósseis, recursos finitos e não renováveis, têm os custos econômicos
de sua exploração encarecidos, quando a sua localização ocorre em consideráveis profundidades.
b) São chamadas de combustíveis fósseis as fontes energéticas geradas pela fossilização de material orgânico. Os mais importantes combustíveis fósseis são o carvão, o petróleo e os derivados do álcool.
c) A queima de combustíveis fósseis provoca a liberação de gás carbônico na atmosfera, o que ocasiona o resfriamento das temperaturas globais.
d) Os maiores responsáveis pela poluição atmosférica causada pelo queima dos combustíveis fósseis são os países periféricos, uma vez que as indústrias dos países tecnologicamente mais avançados já operam, em sua maioria, com a chamada “tecnologia limpa”.
e) A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) congrega exclusivamente países árabes, constituindo-se numa organização essencialmente política, baseada no poder econômico possibilitado pelo domínio da exploração do mais importante dos combustíveis fósseis.



3. (UFRJ) Entre as maiores reservas minerais do mundo estão as da Amazônia, onde se encontra a Serra dos Carajás no sudeste do Pará, que se destaca pela produção de:
a) prata, diamante, chumbo e enxofre;
b) ferro, cobre, manganês e ouro;
c) carvão, cromo, prata e potássio;
d) níquel, petróleo, urânio e chumbo;
e) ferro, zinco, estanho e calcário.



4. (Mackenzie-SP) Bacias sedimentares são depressões dos antigos escudos que receberam sedimentos dos próprios escudos. Os recursos minerais típicos dessas formações são:
a) ferro e níquel. 
b) carvão mineral e petróleo. 
c) ouro e manganês. 
d) bauxita e cassiterita. 
e) cobre e petróleo.



5. (Enem - 2010) Deseja-se instalar uma estação de geração de energia elétrica em um município localizado no interior de um pequeno vale cercado de altas montanhas de difícil acesso. A cidade é cruzada por um rio, que é fonte de água para consumo, irrigação das lavouras de subsistência e pesca. Na região, que possui pequena extensão territorial, a incidência solar é alta o ano todo. A estação em questão irá abastecer apenas o município apresentado.
Qual forma de obtenção de energia, entre as apresentadas, é a mais indicada para ser implantada nesse município de modo a causar o menor impacto ambiental?
a) Termoelétrica, pois é possível utilizar a água do rio no sistema de refrigeração.
b) Eólica, pois a geografia do local é própria para a captação desse tipo de energia.
c) Nuclear, pois o modo de resfriamento de seus sistemas não afetariam a população.
d) Fotovoltaica, pois é possível aproveitar a energia solar que chega à superfície do local.
e) Hidrelétrica, pois o rio que corta o município é suficiente para abastecer a usina construída.  



6. (UFPB) Os recursos energéticos utilizados atualmente podem ser classificados de várias formas, sendo usual a distinção baseada na possibilidade de renovação desses recursos (renováveis e não renováveis), numa escala de tempo compatível com a expectativa de vida do ser humano.
Considerando o exposto e o conhecimento sobre o tema abordado, é correto afirmar: 
a) O petróleo é uma fonte de energia renovável, pois novas descobertas, a exemplo do petróleo extraído do pré-sal, comprovam que é um recurso permanente e inesgotável. 
b) O carvão mineral é uma fonte de energia renovável, pois a utilização de lenha para sua produção pode ser suprida através de projetos de reflorestamento. 
c) O gás natural é uma fonte de energia renovável, pois é produzido concomitantemente ao petróleo, através de processos geológicos de duração reduzida, semelhantes à escala de tempo humana. 
d) A biomassa é uma fonte de energia renovável, pois é produzida a partir do refino do petróleo, que é um recurso não renovável, mas pode ser reciclado. 
e) A energia eólica é uma fonte de energia renovável, pois é produzida a partir do movimento do ar, o que a torna inesgotável.



7. (UDESC) A procura por novas fontes renováveis de energia surge como alternativa importante para superar dois problemas atuais: a escassez de fontes não renováveis de energia, principalmente do petróleo, e a poluição ambiental causada por essas fontes (combustíveis fósseis).

Assinale a alternativa que apresenta um tipo de recurso energético não renovável.
a) biomassa, massa dos seres vivos habitantes de uma região.
b) hidrogênio, usado como célula combustível.
c) biogás, utilização das bactérias na transformação de detritos orgânicos em metano.
d) carvão mineral, extraído da terra pelo processo de mineração.
e) energia geotérmica, aproveitamento do calor do interior da Terra.



8. (Enem - 2013) Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo complexo de energia a base de ventos, no sudeste da Bahia. O Complexo Eólico Alto Sertão, em 2014, terá capacidade para gerar 375 MW (megawatts), total suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes.
MATOS, C. GE busca bons ventos e fecha contrato de R$ 820 mi na Bahia. Folha de S.Paulo, 2 dez. 2012

A opção tecnológica retratada na notícia proporciona a seguinte consequência para o sistema energético brasileiro:
a) Redução da utilização elétrica.
b) Ampliação do uso bioenergético.
c) Expansão das fontes renováveis.
d) Contenção da demanda urbano-industrial.
e) Intensificação da dependência geotérmica.



9. (UEPB) O Carvão mineral e o petróleo continuam a ser as duas principais matrizes elétrica e energética mundiais, porém a crise ambiental (com destaque para o aquecimento global) e a problemática do abastecimento de petróleo fazem com que os combustíveis renováveis e, sobretudo “limpos”, ganhem evidência. Sobre a questão é correto afirmar queI. os combustíveis fósseis, embora não-poluentes, necessitam ter seu consumo reduzido pelo simples fato de não serem renováveis e, portanto, sujeitos ao esgotamento em um futuro próximo.
II. a água, embora seja uma fonte de energia limpa e renovável, gera polêmicas pelos impactos sociais e ecológicos causados com as construções de grandes hidrelétricas, que destroem ecossistemas e expulsam populações ribeirinhas.
III. a energia solar, apesar de abundante e não-poluente, ainda é pouco utilizada, o que certamente se explica muito mais pelas políticas energéticas e interesses de grupos, do que pelo elevado custo dos painéis de captação de energia.
IV. o Biodiesel, destaque brasileiro em tecnologia alternativa de combustível por ser menos poluente que os hidrocarbonetos e por criar empregos no campo, nem por isso está imune de gerar problemas ambientais, sobretudo, se vier a ser um investimento muito lucrativo, pois fatalmente avançará e destruirá áreas ainda preservadas e de fronteiras, como já ocorre com a soja. Estão corretas apenas as alternativas:
a) II, III e IV
b) I, II e III
c) I e IV
d) II e III
e) I, II e IV



10. (UFSJ-MG) Sobre as fontes de energia, é INCORRETO afirmar que 
a) a energia nuclear possui a vantagem de não liberar gases que potencializam o efeito estufa, uma vez que o vapor que movimenta as turbinas é vapor d’água. 
b) as termoelétricas produzem energia a partir da queima de combustíveis fósseis, como carvão e petróleo, e, consequentemente, são responsáveis pela liberação de gás carbônico na atmosfera. 
c) a produção de energia solar é favorecida em baixas latitudes, como no Brasil; contudo, essa fonte de energia ainda é pouco aproveitada. 
d) a hidroeletricidade é a fonte de energia mais utilizada no mundo em função de ser a mais barata e por ser uma energia limpa. 



11.  As fontes não renováveis podem esgotar-se totalmente em prazos variáveis (pequeno, médio e longo prazo) de acordo com a extração, consumo e disponibilidade.
Das alternativas abaixo, qual delas lista apenas fontes renováveis de energia?
a) biocombustíveis, petróleo e carvão mineral.
b) energia solar, energia eólica e urânio.
c) urânio, gás natural e energia hidrelétrica.
d) energia hidrelétrica, energia solar e biocombustíveis.
e) gás natural, energia eólica e energia solar.



12. (UECE-CEV) Considerando as fontes de energia e sua importância estratégica para a economia, a sociedade e o meio ambiente, assinale a afirmação verdadeira.
a) Apesar de a energia de fonte solar apresentar inúmeras vantagens no que tange aos custos de produção, a opinião pública mundial tem exercido pressão contrária à instalação de usinas, em função de sua alta carga poluente.
b) O petróleo continua a ser a principal fonte de energia do planeta, seguido pelo carvão mineral e o gás natural.
c) As usinas eólicas são viáveis em regiões onde a velocidade média dos ventos apresente potencial para gerar energia a partir de aerogeradores e isso exclui, no mundo, continentes como Ásia e Europa.
d) A composição da matriz mundial de produção de energia elétrica praticamente não mudou do começo do século XX até o início do século XXI, o que nos leva a crer que não há formas de extração de energia sem grandes impactos ambientais.



13. Desde os tempos mais remotos, os seres humanos buscam fontes de energia para melhorar sua qualidade de vida. Nos dias de hoje, é praticamente impossível imaginar a vida humana sem as diversas fontes de energia que sustentam as suas atividades. Elas podem ser divididas em renováveis e não renováveis. São consideradas fontes de energia não renováveis
a) a hidráulica e o biocombustível.
b) a geotérmica e o hidrogênio.
c) o petróleo e o carvão mineral.
d) a biomassa e as marés.
e) a solar e a eólica.



14. (UFMS/2019) “A liberação de dióxido de carbono (CO2) e de outros gasese de efeito estufa (GEEs), devido à atividade humana, tem aumentado as temperaturas de ar de superficie média global, rompendo os padrões climáticos e contribuindo para a acidificação do oceano. Logo, o crescimento continuo das emissões de GEE poderiam alterar as temperaturas médias globais, aumentando para 4ºC ou mais até o ano 2100 e para 1,5 a 2 vezes mais em muitos continentes e locais mais ao norte do mundo. Acredita -se que a tendência para a energia limpa é irreversível''.
(OBAMA, Barack. The irreversible momentum of clean energy. Science, v. 355, n. 6321, p. 126-129, 2017. Adaptado)

Nesse artigo Barack Obama relata as razões pelas quais a adoção de energia limpa é uma tendência altamente relevante e necessária para a sustentabilidade mundial. Sedo assim, assinale a alternativa correta a respeito das fontes de energia renováveis.
a) A energia eólica é captada por meio de painéis fotovoltaicos, capazes de transformar essa energia acumulada em energia elétrica.
b) O etanol é um biocombustível produzido através de óleos vegetais de soja, milho, mamona, girassol e amendoim, entre outros.
c) A energia geotérmica é uma das alternativas limpas obtida a partir do calor proveniente do interior da terra, podendo ser instalada em áreas geologicamente ativas.
d) A energia nuclear é uma energia limpa altamente segura. Ao contrario do que a maioria dos pesquisadores defende, os riscos contaminação são inexistentes.
e) A energia azul é o modo de geração de eletricidade através da utilização da energia contida o movimento de massa de água, devido ás marés.



15. O uso intenso e continuado das fontes de energia pode estar contribuindo para ampla modificação climática global. Assinale a alternativa que contenha essa relação de maneira correta.
a) Hidroeletricidade e a camada de ozônio. 
b) Queima de carvão vegetal e períodos de seca. 
c) Combustíveis fósseis e o aquecimento global. 
d) Aquecimento global com o uso do urânio. 
e) Resfriamento da atmosfera e queima do carvão.



16. (Unesp 2021) Nas atividades cotidianas de indústrias, de empresas ou de pessoas em suas residências, o empenho pelo aumento da eficiência energética pode contribuir para
a) reestruturar sistemas de produção e reduzir as possibilidades de as sociedades usufruírem de seus bens.
b) ampliar a dependência global por petróleo e redesenhar as alianças políticas alinhadas ao seu consumo.
c) contornar o déficit global por energia e redistribuir os recursos entre os países de maneira igualitária.
d) valorizar a oferta de fontes renováveis e extinguir gastos com subsídios públicos ao setor energético.
e) otimizar os recursos energéticos e reduzir os impactos ambientais relacionados à sua produção.



17. (Uece 2020) “O carvão é uma rocha sedimentar combustível, formada a partir do soterramento e compactação de uma massa vegetal em ambiente anaeróbico, em bacias originalmente pouco profundas. [...] À medida que a matéria orgânica vegetal é soterrada, inicia-se o processo de sua transformação em carvão, devido principalmente ao aumento de pressão e temperatura aliados à tectônica.”
Taioli, F. Recursos Energéticos. Decifrando a Terra. Teixeira, W. et al. São Paulo. Oficina de Textos. 2000.

O carvão mineral é utilizado como recurso energético há milênios, contudo, sua exploração e utilização apresentam algumas particularidades como o(a)
a) facilidade de exploração e de tratamento dos rejeitos.
b) seu significativo potencial poluidor.
c) baixo impacto ambiental decorrente do seu uso.
d) possibilidade de alcalinização dos recursos hídricos.



18. (Mackenzie) A civilização moderna está voltada para um alto consumo de energia que é utilizada nas indústrias, nos transportes, nos eletrodomésticos e nas telecomunicações. Nessa busca por energia, o homem vai atrás de várias fontes, tais como,

I. combustíveis fósseis.
II. energia hidrelétrica.
III. energia nuclear.
IV. etanol.
V. energia eólica (energia dos ventos).

Desses 5 tipos,
a) apenas um é renovável.
b) apenas dois são renováveis.
c) apenas três são renováveis.
d) apenas quatro são renováveis.
e) todos são renováveis.



19. (Fuvest 2017) Contemporaneamente, pode-se definir a sociedade mundial como a do petróleo, devido à participação dessa matéria-prima em inúmeros produtos e atividades humanas. A utilização desse recurso natural data de muitos séculos, mas sua exploração e beneficiamento se expandiram somente a partir do século XX. A respeito desse recurso natural, é correto afirmar:
a) Houve uma forte redução do preço do barril, no início da década de 1970, por conta dos resultados das pesquisas envolvendo novos procedimentos de extração e refino.
b) A estatização, no Brasil, do transporte e do refino de petróleo iniciou-se no final dos anos 1930 sob o governo de Juscelino Kubitschek.
c) O início de seu uso como fonte de energia se deu em 1920, na Inglaterra, com a descoberta de reservas pouco profundas.
d) No final dos anos 1920, sete empresas petrolíferas mundiais constituíram um cartel controlador da extração, transporte, refino e distribuição do petróleo.
e) Os Estados Unidos possuem reservas ilimitadas de petróleo, o que ocasiona independência em relação aos países participantes da Opep.



BAIXE A LISTA DE QUESTÕES EM PDF


Próxima Postagem Postagem Anterior
No Comment
Add Comment
comment url